O apoio de Lady Gaga à comunidade gay é conhecido e a letra do novo single “Born This Way” mostra-o. Foi precisamente este single que não agradou às estações de rádio da Malásia, que decidiram censurar o tema, alterando frases como “no matter gay, straight or bi, lesbian trangendered life” (não interessa se és gay, hetero ou bi, lésbica ou transsexual), por sons difusos.
Um comunicado, a AMP Radio Networks, a maior rádio privada da Malásia defendeu a decisão: “As letras de ‘Born This Way’ podem ser consideradas ofensivas tendo em conta as tradições sociais e religiosas da Malásia. A questão de ser gay, lésbica ou bissexual ainda é considerado ‘tabu’ pela maioria dos malaios”.
Nem todos os habitantes da Malásia partilham esta decisão e Pang Khee Teik, co-fundador de um grupo malaio dedicado a acabar com a discriminação sexual, defende que os meios de comunicação social “não devem perpetuar a ignorância e o ódio”.
Esta não é a primeira vez que um artista é censurado na Malásia. Em 2010, um grupo muçulmano protestou contra a actuação do assumidamente homossexual Adam Lambert, embora o cantor tenha concordado em cumprir as regras de actuação do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário