WELCOME

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Yuri da Cunha considera ser uma honra cantar Artur Nunes

Yuri da Cunha satisfeito por cantar temas de Artur Nunes
Luanda - O músico angolano Yuri da Cunha considerou hoje, em Luanda, ser um privilegiado por interpretar temas celebrizados no "music hall" nacional nas décadas de 1970 e 1980 por Artur Nunes;

“Para qualquer músico da nova geração que se preze e dá valor a música angolana feita naqueles anos, cantar temas de um monstro como Artur Nunes é um enorme prazer e privilégio. Eu não sou Artur Nunes, porque era e é único, mas ao fazer este trabalho procurei fazer com que me parecesse com ele. Sei que não podia e nem posso cantar como ele, mas também sei que não fiz uma má figura, porque tenho recebido diversos elogios pelo trabalho feito”, disse Yuri da Cunha em entrevista à JC-RECORDNews(O Universo da Música).

De acordo com Yuri da Cunha músicas de Artur Nunes, David Zé, entre outras referências do "music hall" nacional, devem ser mantidas na mó de cima, razão pela qual apostou na edição de um disco com os referidos temas.

“São músicas que marcaram várias décadas e, particularmente para mim, pois passei parte da minha infância a ouvir Artur Nunes e David Zé em casa. Para homenageá-los nada melhor do que trazê-los mais uma vez a memória dos fãs da música angolana”, reforçou.

Sem entrar em detalhes relativamente a polémica sobre a não autorização da família de Artur Nunes para gravar os seus temas, Yuri da Cunha adiantou que tal facto não o vai desmotivar para fazer novos trabalhos com temas de outros artistas.  "Essa, felizmente, é uma questão já ultrapassada e, portanto, nada mais tenho a dizer", disse. 

Yuri da Cunha diz que a sua satisfação é ainda maior quando, fruto do trabalho feito, recebe convites de casas, por exemplo, do Kilamba, para recordar perante algumas centenas de fãs temas de Artur Nunes e David Zé. “Só posso estar satisfeito e feliz por as pessoas reconhecerem que fiz um trabalho que dignifica a música angolana”, rematou.

O disco intitulado “Yuri da Cunha canta Artur Nunes” tem nove faixas musicais, todas cantadas em língua nacional quimbundu.
  
Na primeira edição foram produzidas 18 mil cópias do CD que foi gravado em Angola, no estúdio Kriativa, Portugal (Andinos Estúdios) e Estados Unidos da América (Strange Weather Studio).
  
Participaram do álbum, os artistas Joãozinho Morgado, (congas), Zé Fininho (dikanza), Dalú Roger (precursão ligeira), Mias (viola baixo), Betinho Feijó (guitarra ritmo), Zé Mweleputo (guitarra solo), Mark Willams (guitarra slide), Lito Graça, Nelma e Geovanni (coros).
  
Os fãs podem recordar as músicas de Artur Nunes, agora cantadas por Yuri da Cunha, como “Ku muxito”, “Zinha”, “Mana”, “Tia”, “Mukila uami”, “Kalumba kami”, Dituzu”, Kizua ki ngi fua” e “Njila ia kuaku”.  

Sem comentários:

Enviar um comentário