Luanda – A Praça da República, contígua ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, no Bairro da Kinanga, está engalanada para a cerimónia de posse do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Na mesma ocasião e local será empossado igualmente o vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente.
José Eduardo dos Santos e Manuel Vicente foram, respectivamente, o cabeça e segundo da lista do MPLA às eleições de 31 de Agosto passado, alinhamento que, a luz da Constituição, consagra o posicionamento para os dois cargos da alta Magistratura nacional.
A rua principal de acesso ao Memorial, ribeira ao oceano Atlântico, está embelezada com flâmulas vermelhas, pretas e amarelas, as cores da Bandeira nacional.
Na Praça, o relvado foi aparado, e nos mastros içadas várias Bandeiras da República.
A pintura dos lancis foi retocada, dando realce as cores preta e branca.
A movimentação no recinto, em torno da preparação da cerimónia é notável, denotando-se os ensaios dos equipamentos sonoros, de desfile de efectivos dos três ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA), entre outros envolvidos.
A Guarda de Honra, que se encarregará de entoar o Hino Nacional, no início e termo da cerimónia, também procurava afinar-se, visando a perfeição durante o acto de posse das citadas altas entidades do Estado angolano.
A banda de música das FAA também retocava os acordes de acompanhamento do desfile militar.
Três unidades dos serviços de bombeiros estão montadas, para prestação de socorro e assistência, enquanto a empresa de limpeza e saneamento (ELISAL) tem a funcionar, no local, brigadas de recolha de lixo, bem como instaladas casas de banhos e urinóis.
As emergências médicas, com várias ambulâncias, marcam também presença, para pôr cobro a situações anómalas, que requeiram intervenção de especialistas sanitários.
Os resultados finais das eleições gerais, de 31 de Agosto, publicados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e confirmados pelo Tribunal Constitucional deram vitória ao MPLA e ao seu cabeça de lista, José Eduardo dos Santos, com 4.135.503 votos, correspondentes a 71,84 porcento, seguindo-se a UNITA com 1.074.565 votos, 18,66 porcento, e a CASA-CE com 345.589 votos, 6,00 porcento.
Sem comentários:
Enviar um comentário